Entre os dias 1º e 5 de abril, a Fazenda da Esperança São Libório (Pedrinhas), em Guaratinguetá (SP), acolhe o Encontro Internacional dos sacerdotes, religiosos e irmãs ligadas ao Carisma e à Família da Esperança.
Para Pe. Luiz Menezes, presidente da Obra Social Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança, este encontro é importante para estreitar os laços com aqueles que contribuem nas Fazendas da Esperança em todo o mundo.
“Muitos padres, religiosos, religiosas, consagradas e consagrados contribuem de forma voluntária, dando apoio nas celebrações, formações e catequeses nas Fazendas no Brasil e no exterior. Uma vez por ano, convidamos esses voluntários para estreitarem conosco a amizade. Muitos buscam entender em profundidade o Carisma e este espaço é propício para tirar dúvidas e fortificar o vínculo eclesial e de Família da Esperança”, explica Pe. Luiz.
No total, 25 pessoas participam do evento, vindos do Brasil, Tanzânia, França, Uruguai, Polônia, Eslovênia, Bolívia e Colômbia. Membros da presidência e fundadores da Obra Social estão presentes no encontro.
O momento formativo e celebrativo teve início na segunda-feira (1º), com a chegada dos participantes. Na terça-feira (2), eles se reuniram no Espaço do Sim, no Santuário da Esperança, para a Oração das Laudes. No primeiro dia, os participantes refletiram sobre o processo geracional e a comunhão do Carisma.
Na quarta-feira (3), o focolarino Marcos Beltramin falou sobre o tema “Os efeitos da Palavra” e, na parte da tarde, Pe. Fabiano Cunha Motta, reitor do Santuário da Esperança, falou sobre os desafios da atualidade para os religiosos.
De acordo com o presidente da Obra, o encontro tem sido muito proveitoso, pois as partilhas enriquecem as experiências vividas pelos religiosos e religiosas em sua ação evangelizadora. Para Pe. Luiz, este evento auxilia no comprometimento destes religiosos com a Obra. “Em função desse caminho que eles fazem conosco, a partir deste encontro eles entendem que agora a Obra não é algo isolado, somente na sua diocese, na sua região, mas têm uma visão da Obra como um todo, presenciando o que Deus realiza através do Carisma da Esperança, da Fazenda da Esperança e da Família da Esperança”, assegura.
“Reciprocamente, é algo enriquecedor, porque através deles também nós sentimos o amor de Deus e da Igreja pela Obra, porque todos são membros da Igreja que se aproximam e, com amor, servem e colaboram gratuitamente com as Fazendas da Esperança”, concluí Pe. Luiz.
No decorrer dos dias de encontro, os participantes terão oportunidade de visitar o Santuário Nacional, em Aparecida (SP), além dos locais importantes da Fazenda da Esperança em Guaratinguetá. O evento se encerra na sexta-feira (5), após uma celebração que marca a abertura da Casa de Apoio Esperança, em Aparecida.