No dia 4 de março, aconteceu na Fazenda da Esperança São João de Brito, em Zóbuè, Moçambique, a inauguração da Escola Primária de Zóbuè. O projeto para a construção da escola começou em 2023, pois as crianças que sairiam do Centro Infantil Chitaitai não teriam uma escola de qualidade para continuar os estudos. As construções iniciaram no começo de dezembro e no início de março foi realizada a bênção do espaço.

Para a inauguração, foi celebrada uma Santa Missa, presidida por Dom Diamantino Guapo Antunes, bispo de Tete, na presença de outras autoridades do Governo. Ao final da Missa, as crianças da escola fizeram uma apresentação para todos os convidados.

Em Zóbué já funciona o Centro Infantil Chitaitai e a nova escola já está atendendo 61 crianças que saíram do Chitaitai. O espaço é composto por duas salas, com capacidade de 40 alunos cada uma, e mais dois banheiros, masculino e feminino.

Este novo projeto nasce com o desejo de atender as crianças mais carentes dessa região, levando esperança e oportunidade de um futuro melhor e mais digno.

Juntamente com a abertura da escola aconteceu também a inauguração da sala de aprendizagem no Centro Infantil Chitaitai. A nova sala foi anexada ao bloco da creche e o espaço será destinado a momentos de aprendizados com as crianças, como leitura, colagem, brincadeiras culturais, entre outros.

“Este momento é de grande alegria para o projeto, que agora tem capacidade de acolher mais de 160 crianças”, celebram os responsáveis.