A Família da Esperança celebra 25 anos de sua autorização arquidiocesana, assinada em 1999. Mas antes disso, muitas pessoas já estavam envolvidas e se sentiam, de fato, como uma família. Entre estes membros de primeira hora, destacamos Iraci da Silva Leite – uma das fundadoras da Fazenda da Esperança.

Formada em Serviço Social, ela trabalhava em um banco e se sentia decepcionada com sua profissão. Tudo começou a mudar em 1979, com a chegada de Frei Hans Stapel à Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Guaratinguetá (SP), onde Iraci frequentava.

Através do testemunho de vida do religioso alemão e das partilhas que eles realizavam com membros da paróquia, Iraci percebeu que o desejo de viver em comunidade era latente em seu coração. Na websérie “Mulheres de Esperança”, Iraci conta como foi o início do que viria a ser a Fazenda da Esperança feminina, quando ela e Luci Rosendo começaram a partilhar a vida com as acolhidas.

“Como a casa era pequena, a Luci dormia num quarto e eu no outro e era muito interessante. Quando você dorme no mesmo quarto e a casa é pequena, você escuta as conversas. Elas ficavam bravas, xingavam a gente, era difícil, tínhamos que ter muita paciência”, afirmou. De acordo com Iraci, o amor foi o norte que indicou o caminho no início da experiência.

Para elas, iniciar um centro de recuperação era concretizar a possibilidade de viver sempre com Jesus em meio. “Foi Ele quem nos inspirou a viver com as jovens. Luci e eu nos esforçamos para ter sempre essa presença de Jesus entre nós, através do nosso amor recíproco, que cresceu e amadureceu sempre mais”, afirma Iraci.

Naqueles primeiros anos, Frei Hans, Nelson, Luci e Iraci queriam apenas amar o próximo seguindo os ensinamentos de Jesus. Através da união dos dois carismas – o da unidade e o franciscano – eles viviam em comunidade com os acolhidos e acolhidas, partilhando momentos de trabalho, convivência e espiritualidade – o tripé da Fazenda.

De forma discreta mas muito amorosa, Iraci marcou e continua marcando a vida de muitas acolhidas que passaram pela Fazenda da Esperança, além de voluntárias, madrinhas e tantas outras pessoas. Neste mês em que celebramos mais um ano de vida da querida Iraci, queremos louvar a Deus por seu SIM sem medidas!

Confira o episódio da websérie com Iraci Leite: