Neste sábado (23), aconteceu em Lisboa a 11ª edição do evento “Com Deus tem jeito!”, que busca evangelizar e atender pessoas em situação de rua. O encontro foi organizado pela Obra Lumen, em comunhão com outras comunidades, como a Fazenda da Esperança, Canção Nova, Shalom, Comunidade Servir, Charis, Comunidade Colo de Deus, Sementes do Verbo, Fraternidade o Caminho, Comunidade Cenacolo, Comunidade Padre Pio, Freis de Braga, paroquianos da São Lourenço e da Sagrado Coracao de Jesus do Forte da Casa e Paróquia de Famões.

Esta primeira edição ocorrida em Portugal contou com a presença de Frei Hans Stapel e Nelson Giovanelli, co-fundadores da Fazenda da Esperança; Dom Rui Valério, Patriarca de Lisboa; além de Cleto Coelho, da Comunidade Canção Nova.

Aproximadamente 50 pessoas em situação de rua foram recebidas, entre portugueses e imigrantes, que vivem nas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra. Os que vivem mais longe vieram em ônibus ou vans, juntamente com os voluntários para o Externato da Luz, local do encontro. 

Entre os frutos do encontro, além do principal que foi uma vivência profunda com Cristo, cinco pessoas que estavam em situação de rua pediram para serem acolhidas e começarem uma vida nova, sendo quatro homens e uma mulher. Eles foram encaminhados para acolhimento na Fazenda da Esperança.

Além disso, o encontro motivou outras iniciativas, como uma maior constância da pastoral de rua, além de missões periódicas na região.