Membros da Fazenda da Esperança embarcam, neste domingo (24/09), para uma peregrinação especial a Roma, onde participarão de uma audiência com o Papa Francisco, além de visitarem lugares considerados especiais para a comunidade. A viagem faz parte das comemorações do Jubileu de 40 anos da Fazenda.

O encontro com o Santo Padre está programado para o dia 29 de setembro e será o principal momento de uma peregrinação de oito dias, que terá como roteiro pontos turísticos de Roma e região. O objetivo é que seja uma programação rica no sentido de aprofundar as raízes religiosas e culturais que envolvem a Fazenda da Esperança.

O fundador da Fazenda da Esperança Frei Hans Stapel embarca junto aos peregrinos neste domingo e, no aeroporto, pediu orações. “É uma grande alegria encontrar tantas pessoas, todas animadas, com felicidade. Gostaríamos que vocês participassem dessa alegria e não se esqueçam de rezar por nós. Precisamos muito, porque é muita responsabilidade. São mil pessoas do mundo inteiro estão nas orações de vocês”, disse o Frei.

Uma missa de envio foi celebrada no Recanto da Esperança, em Guaratinguetá (SP), antes da viagem. Além de Frei Hans, os demais fundadores da Fazenda da Esperança (Nelson Giovanelli, Luci Rosendo e Iraci Leite) também participarão, além de membros da presidência, padres, consagrados, religiosos e voluntários. Também vão marcar presença vários ex-acolhidos da comunidade, ou seja, pessoas que nas quatro décadas se recuperaram da dependência química e tiveram suas vidas transformadas através do método de acolhimento proposto pela Fazenda.

A peregrinação terá início nesta segunda (25/09) e se encerrará no dia 2 de outubro, tempo em que os participantes terão a oportunidade de vivenciar momentos de espiritualidade, visitar locais sagrados, participar de catequeses e de missas.

História – Desde 29 de junho de 1983, a Fazenda da Esperança tem oferecido suporte, orientação e uma comunidade para aqueles que buscam uma vida livre das drogas e do álcool. Nestes 40 anos ela chegou a 25 países, com casas de acolhimento masculinas e femininas.

Ainda nessas quatro décadas a comunidade viveu momentos marcantes. Além de ajudar milhares de vidas a saírem da dependência química, vários eventos mostraram para a sociedade que a Fazenda está em unidade com a Igreja, como o Reconhecimento Pontifício da Família da Esperança, no Vaticano, em 2010; a visita do Papa Bento XVI à Fazenda da Esperança de Guaratinguetá (SP), em 2012; e a presença constante de bispos, padres e religiosos acompanhando nossos acolhidos no dia a dia.