O fundador da Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel, e o vice-presidente da Confederação Nacional das Comunidades Terapêuticas, o advogado Adalberto Calmon Barbosa, participaram, nesta quarta-feira (07/06), do 18º Encontro Nacional do Terceiro Setor – ENATS, realizado em Belo Horizonte (MG). O evento, realizado pela Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado, tem como tema: “Empoderar para transformar”, com o objetivo de abordar a importância da integração entre políticas públicas efetivas voltadas ao segmento, equilíbrio econômico e sociedade civil empoderada.

Em sua fala, Frei Hans destacou a história da Fazenda da Esperança e a missão da comunidade terapêutica, que já possui mais de 160 unidades em 26 países, bem como a importância do trabalho como instrumento de recuperação e transformação, de viver a Palavra e participar da Eucaristia. “Aprender a viver a Palavra e, com isso, aprender a ser gente. A Palavra inteira nos leva para o próximo, nos leva a amar e isto é o segredo. Claro que não é fácil, quando chegam novas pessoas, conversamos e animamos a viver o Evangelho”, disse.

Salientando a importância do perdão para a recuperação, o fundador mencionou, ainda, o momento em que os acolhidos da Fazenda da Esperança encontram seus familiares durante o processo. “Quando eles conseguem perdoar, eles voam. A coisa mais linda, para mim, é o dia das visitas, quando vêm os pais, quando começam a conversar, a se abraçar a se perdoar”, contou Frei Hans.

Em sua fala no encontro, Adalberto Calmon Barbosa destacou a própria caminhada na Fazenda da Esperança desde que recebeu o chamado e deixou o sul de Minas Gerais, em um domingo de Páscoa, para fortalecer o trabalho na comunidade terapêutica. “Tomei uma decisão na minha vida de deixar tudo e ficar à disposição da Fazenda e, assim, fui morar com Frei Hans. Há 13 anos, trabalho nesse segmento e vi que carecia de regulamentação”, disse.

Entre os projetos desenvolvidos à frente da obra social está a criação de uma unidade entre as comunidades terapêuticas espalhadas pelo Brasil. Desde então, o advogado luta por políticas públicas eficientes e que reconheçam esse segmento. “Hoje as comunidades terapêuticas são regulamentadas, tanto na vigilância sanitária, como uma regulamentação do seu funcionamento, através de resoluções federais”, enfatizou.

40 anos da Fazenda da Esperança

Neste ano, a Fazenda da Esperança celebra 40 anos de existência. No ENATS, Frei Hans mencionou que haverá uma audiência pessoal com o Papa Francisco, com o objetivo de apresentar ao Santo Padre o método de acolhimento nas comunidades terapêuticas e, dessa forma, estreitar em profundidade a comunhão e unidade com a Igreja através do vigário de Cristo. O encontro está marcado para o dia 29 de setembro e é o principal evento de uma peregrinação de dez dias, que terá como roteiro pontos turísticos de Roma e região para fortalecer o Carisma da Esperança em cada um dos participantes.

“Eu não quero dinheiro para a religião, quero que paguem a recuperação e nós temos um jeito de recuperar e o Governo pode ver o resultado”, enfatizou Frei Hans ao final de sua fala sobre a importância do o apoio e, principalmente, do respeito dos governos e das autoridades políticas ao trabalho desempenhado pela Fazenda da Esperança.

Assista aos discursos do 18º Encontro Nacional Do Terceiro Setor sobre Fazenda Esperança: