Nesta segunda-feira (15/01), dois fundadores da Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel e Nelson Giovanelli, tiveram uma audiência com o papa Francisco nas dependências do Vaticano, em Roma. Os fundadores foram acompanhar um grupo, com Estevam Duarte de Assis e familiares de Renate Jost de Moraes, fundadora do método da ADI (Abordagem Direta do Inconsciente).

De acordo com Frei Hans, era um desejo antigo de apresentar ao papa Francisco os frutos colhidos com este projeto. “Queríamos que o Papa experimentasse esta alegria, ver de que forma uma família inteira está buscando auxiliar nesta grande chaga da Igreja Católica, que é a questão do abuso”, explicou o frade. “Quando o Papa viu a foto com aqueles que neste momento estão fazendo o curso, ele ficou impressionado e muito feliz, porque para ele esta é uma grande chaga e esta experiência pode ajudar a trazer uma luz, uma esperança. Isso queríamos dar ao Papa: esperança”, celebra Frei Hans.

A apresentação do grupo foi feita por Frei Hans Stapel, que também introduziu o tema ao Santo Padre. Em seguida, os participantes relataram ao papa Francisco sobre a experiência com o método ADI na assistência aos membros da Igreja Católica em contextos específicos, auxiliando a pessoa a assumir sua história de vida, superar limites e sofrimentos.

Conforme relata Frei Hans, o encontro com o Papa Francisco deu ainda mais motivação ao grupo para continuar este importante trabalho junto aos membros da Igreja Católica, aos acolhidos da Fazenda da Esperança e toda a sociedade de modo geral. “Ainda neste ano haverá mais investimentos na formação de novos psicólogos, que utilizam este método. A ADI é uma ferramenta extraordinária e vamos trabalhar sempre mais juntos”, celebrou o religioso.

Na ocasião, o Papa Francisco recebeu um exemplar do livro “Busque Deus – Encontre Deus: em você, mim, entre nós”, escrito pelo diácono Martin Michael Genter. 

Histórico

Desde 2002, os voluntários, acolhidos e diversos agentes comunitários fazem tratamento psicológico em Belo Horizonte (MG) com a equipe da Dra. Renate Jost. Em 2004, foi estabelecida uma parceria para atender os acolhidos e também os beneficiários de outros programas da entidade. Em 2007, foi construído o centro de atendimento psicológico, em Guaratinguetá (SP) e, em 2009, iniciou-se em Belo Horizonte a formação na metodologia da ADI para cinco psicólogos voluntários da Fazenda da Esperança, visando o atendimento gratuito destes terapeutas aos acolhidos, depois de formados e autorizados pela equipe da Dra. Renate.

Além do atendimento em Guaratinguetá, esta equipe se desloca para as Fazendas no Brasil, de acordo com as suas possibilidades, para atendimento dos internos e de pessoas da comunidade local. Saiba mais.