A Fazenda da Esperança, como maior comunidade terapêutica da América Latina com mais de 150 unidades espalhadas pelo Brasil e em países da Ásia, África, América Latina e Europa, repudia a reportagem exibida pelo Fantástico, da Rede Globo, no dia 19 de junho de 2022. A matéria generaliza o trabalho realizado pelas comunidades terapêuticas. Além disso, o posicionamento tendencioso da emissora fecha os olhos para entidades que promovem o acolhimento e o tratamento humanizado de jovens, homens e mulheres.
A reportagem afirma ainda a não eficácia das comunidades terapêuticas e a ausência de responsabilidade por parte das mesmas. Uma afirmação contrária à missão e aos resultados apresentados pela Fazenda da Esperança ao longo de seus quase 39 anos de história. Só no Brasil, foram mais de 9600 pessoas atendidas pelas unidades da Fazenda no ano de 2021, que buscaram um novo sentido para suas vidas, longe das drogas e do álcool.
A Fazenda da Esperança é uma Comunidade Terapêutica regulamentada pela Resolução da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) RDC n° 29 de 30/06/2011, atendendo a Lei 12.101 (Lei da Filantropia), a Política Nacional sobre Drogas, a Resolução do CONAD (Conselho Nacional de Política Sobre Drogas) n° 01 de 19/08/2015 e a Lei n°13.840 de 05 de junho de 2019. Seu método de acolhimento contempla três aspectos determinantes: o Trabalho como processo pedagógico; a Convivência em família; e a Espiritualidade para encontrar o sentido da vida.
Um diferencial da Fazenda da Esperança é acolher gestantes e mães com seus filhos pequenos, uma vez que o afeto positivo se apresenta associado ao carinho entre mãe e filho e a apropriação da responsabilidade inerente ao papel materno, demonstrando a construção real de vínculos afetivos.
Veja também o posicionamento dos fundadores da Fazenda da Esperança, no Jornal da Vida:
A Globo, como sempre, passando informações que desagregam valores em detrimento daqueles que trabalham com respeito e seriedade na sociedade Brasileira.
O trabalho da Fazenda é maravilhoso e eficaz! A Globo, mais uma vez, fazendo um deserviço à população
Conheço o trabalho da Fazenda Esperança há tempos e a dedicação do Frei Hans e sua equipe. Eles cuidam dos pacientes de uma forma geral,mal, física, psíquica e espiritual.A rede Globo, em especial o Fantástico, deveriam se retratar do que fora dito e não jogar no lixo os quase 40 anos de assistência da Fazenda Esperança aos necessitados de seus serviços. Que Deus os abençoe!
É muito clara o posicionamento tendencioso da rede Globo, até porque sua história é de manipular as sociedade. O atual momento vários recursos foram cortados dessa emissora é encontram esse caminho para atacar o atual governo que vem contribuindo para a vida das comunidades terapêuticas assim como sua regulamentação.
A fazenda da esperança assim como várias outras prestam sim um serviço humanizado; coisa que a rede Globo não faz. Que surjam mais fazendas da esperança. Não se pode generalizar nada na vida, pois erros acontecem em todos os lugares, E que as comunidades que não prestam um serviço humanizado sejam punidas diretamente.
Não me encaixo nessas palavras da emissora, ao contrário pelo que sei e participei do trabalho da Fazenda Esperança, tem ajudado e ajuda muitas pessoas, bom seria se a emissora Rede Globo ao invés de falar inverdades, participasse das coisas que acontecem por lá. Parabéns a Fazenda Esperança e que continue a fazer esse trabalho que não é nada fácil, mas que tem resultados positivos.
Meu nome é Alberto Fernando Nunes
Sou dependente químico e através da irmandade de alcoólicos anônimos estou em recuperação a 25 anos.
Hoje membro do grupo GEV de ramos no rio de janeiro desde janeiro de 2022.
Sou grato aos fundadores do projeto fazenda esperança , pois graças ao projeto estou podendo ajudar várias famílias.
Que com seus, entes queridos sofrendo nas garras do álcool e das drogas , estão vendo uma luz no fim do túnel…
A produção do programa do fantástico, deve se retratar.
“Coisa de Deus é a Fazenda da Esperança”
Nunca visitei nenhuma das unidades da Fazenda Esperança, mas conheçi um jovem que passou um período longo lá e se recuperou, ele dá testemunho em grupos que buscam a recuperação. Depois de sair voltou a estudar e trabalha na segurança de carros fortes. Está a 5 anos liberto depois de 13 anos envolvido com drogas e álcool.
Deus abençoe a todos que doam seu tempo trabalhando nestas Comunidades.