Desde o dia 12 de julho, Angelúcia Moura, da presidência da Fazenda e da Família da Esperança, está em missão na Guatemala, país onde a Fazenda está presente através de duas unidades, uma masculina e outra feminina. Ela relata a seguir um pouco destes dias:

Na sexta-feira (19/07), saímos logo cedo de Salamá para a cidade de Pana, éramos em quatro pessoas: Ilda, responsável da Fazenda feminina; Fábio, responsável da Fazenda masculina; senhora Nineth do Grupo Esperança Viva (GEV) de Cobán e eu. Foi uma viagem de 7 horas mas muito tranquila, pudemos rezar o terço e fazer convivência no carro. Chegamos em Pana e fomos bem acolhidos pelos responsável do GEV, eles já nos esperavam em um lugar harmonioso para comer, lindo ver a disponibilidade deste casais para conosco, com muito amor e carinho nos receberam aqui. Descansamos um pouco e depois fomos ao café do filho de Pedro, um ES que começou o GEV aqui há 12 anos e ali nos reunimos para ver a programação destes dias.

Começamos com o encontro do GEV que se realiza toda sexta-feira, eles eram em torno de 70 pessoas. O encontro teve início com canções e boas vindas a todos, depois fizemos o tema do ano “Ser Família, ser Esperança”. Aqui também estavam presentes membros do mais novo GEV de San Andrés. Encerramos esse momento com oração e, em seguida, conversamos com algumas pessoas. Fomos jantar em um restaurante e enquanto esperávamos  a comida aproveitamos para fazer comunhão e convivência. A presença de Jesus entre nós era muito linda e a unidade forte. Assim, cada um foi para suas casas descansar para o próximo dia.

No sábado (20/07), começamos nossas atividades logo cedo, com o café da manhã juntos. Às 9h30 tivemos o primeiro tema com o Nelson, que nos falou sobre a história do Carisma e a essência do GEV. Foram 40 minutos de muita sabedoria e depois os participantes fizeram algumas intervenções. Foi muito impactante! O próximo tema foi mediado por César, sobre a vivência da Palavra e, em seguida, nos dividimos em pequenos grupos para fazer a troca de experiência.

Tivemos a alegria da presença do bispo Dom Domingo Buezo Leiva, da diocese de Sololá, que estava muito feliz de poder estar no almoço conosco. Na parte da tarde foi partilhado mais um tema sobre os instrumentos da espiritualidade coletiva, conduzido por mim. Foi bonito de ver a sede desse povo de querer aprender e entender melhor nosso Carisma.


Tivemos a seguir um momento muito especial de adoração, muito bem preparada e que nos colocou diante de Deus para em seguida fazer uma profunda comunhão de almas. Nos dividimos em quatro grupos, assim todos tiveram a oportunidade de falar, foi uma explosão de Jesus em meio, encerramos nosso dia com um belo jantar.

No dia seguinte, tivemos a primeira formação com Analia, regional da Argentina, falando sobre a recaída, ela estava muito inspirada e nos fez fazer um belo exame de consciência. O último tema abordado foi Jesus abandonado, tive a oportunidade de falar sobre minhas experiências sobre o tema.

Fechamos a nossa formação com chave de ouro com a Santa Missa, celebrada pelo padre Mario Rene Reyes com muita solenidade. A homilia foi muito inspirada, ele só conhece o grupo em ouvir falar, mas está muito interessado em conhecer melhor nosso Carisma, como ele mesmo falou, o Carisma do GEV.

Não podemos deixar de falar do grupo de crianças que foi acompanhado por uma professora, assim os pais poderiam participar sem preocupação, logo teremos também o Grupo Esperancito aqui.

No final da tarde nos encontramos com os responsáveis em um lugar com a natureza muito linda e inspiradora para fazer uma avaliação da nossa formação, vendo os pontos positivos e onde podemos melhorar para a próxima formação. Foi muito transparente esse momento, cada um com sua avaliação e comunhão, saímos daqui com a unidade fortalecida.