Nos dias 24 e 25 de janeiro, a Fazenda da Esperança Padre Ibiapina, em Alhandra (PB), acolheu o retiro dos ES, realizado em unidade com o Grupo Esperança Viva (GEV Santa Júlia, João Pessoa (PB)), que contou com a participação de 30 ES. 

Após a abertura, realizada pelo responsável da Fazenda, João Paulo Dias de Assis, o retiro contou com uma programação ampla e profundamente enriquecedora. O encontro teve início com a apresentação dos participantes e contou com temas, entre eles a reflexão conduzida por Nelson Giovanelli (fundador da Fazenda da Esperança), diretamente de Guaratinguetá (SP). Outro momento de grande importância foi o tema voltado para as recaídas, conduzido pela psicóloga Terezinha Basso, voluntária e membro da Família da Esperança. 

Em seguida, houve diversas partilhas de experiências, ao fim do primeiro dia aconteceu a adoração ao Santíssimo, conduzida pelos ES, que ficaram responsáveis pela música e pela meditação, proporcionando um momento profundo de espiritualidade.

No domingo (25), o dia começou com uma sessão de alongamento ministrada pelo ES Eduardo Monteiro, professor de dança. Mais do que exercício físico, o alongamento teve como objetivo preparar o corpo para a imersão interior, favorecendo a escuta, a presença e a abertura do coração, proporcionando leveza, alegria e integração entre todos. Logo todos participaram do café da manhã, que foi preparado pelos ES, em um clima de partilha e convivência.

Em seguida, todos retornaram à capela para o terço, meditação da Palavra do Dia e novas partilhas. Houve ainda um momento especial de reflexão conduzido por Gladys, do GEV, que falou sobre a importância do papel do ES na sociedade, na Fazenda e na família, destacando o valor do testemunho e da continuidade da caminhada.

O encerramento aconteceu com a Celebração da Palavra, presidida pelo diácono José Gomes, que serve a paróquia local, a capela e a Fazenda, e que também faz parte da diretoria da instituição.

Para concluir o retiro, foi realizada a entrega dos certificados de participação, recebidos com grande alegria por cada ES. Mais do que um documento, o certificado simbolizou a celebração do encontro, renovando o compromisso pessoal e o fortalecimento na caminhada, onde todos puderam seguir sendo luz e referência para todos aqueles que enfrentam situações de drogadição e que tanto necessitam desses testemunhos de esperança.