No mês de Julho, a Fazenda de Alegre (ES) recebeu professores e colaboradores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Ivan Jannotti Wendling, Fabio Luiz de Oliveira, Tiago Pacheco Mendes e Samuel de Assis Silva, para uma formação com as acolhidas da Fazenda sobre plantio de horta. Neste encontro, eles abordaram questões sobre estudo de terreno, técnicas de compostagem, adubos e maneiras de levar água até o local preparado para a horta.

Após a conclusão de todos estes exercícios, o professor Samuel de Assis Silva, juntamente dos alunos Maisa Martins de Oliveira e Tiago Pacheco Mendes retornaram à unidade para dar continuidade ao projeto. Na última sexta-feira, 05 de Agosto, eles ensinaram as meninas da Fazenda sobre mudas e as presentearam com sementes apropriadas para o plantio nesta época do ano, tais como jiló, tomate cereja, quiabo e alface crespa.

Foi um momento de interação e troca com as acolhidas, que poderão, futuramente, ver os frutos daquilo que estão plantando atualmente.