Os fundadores da Fazenda, frei Hans Stapel e Nelson Giovanelli, estiveram presentes na grande festa do centenário do convento de Mormter, na cidade alemã Xanten, onde há 13 anos está funcionando uma das sete Fazendas da Esperança da Alemanha.

O evento reuniu centenas de pessoas de Bickenried, Polônia, França, Hellefeld e outros voluntários, ultrapassando a capacidade do convento. O responsável pelas Fazendas da Europa, Luiz Fernando Braz, conversou com o público e os encorajou a “fazer todo esforço para construir a unidade entre todos”. A Santa Missa aconteceu após este momento e lotou a igreja do convento. Frei Hans presidiu a celebração, junto de padre Christian. Este, por sua vez, fez a introdução para que Florian, um ES que hoje se encontra reinserido na sociedade de Xanten, contasse sua experiência.

O Espírito Santo, para não deixar morrer o carisma Franciscano neste convento, propriedade dos frades menores da Província da Imaculada Conceição do Brasil, tocou o coração dos frades para que fosse totalmente disponibilizado para a Fazenda. A vida que circula neste convento, apoiada por uma associação de benfeitores, fez com que um carisma antigo continuasse a viver através de um novo carisma.

Depois da missa, a festa, cheia de gente e com muito calor, foi animada por uma dupla de músicos africanos originários do Togo, sempre intercalada com depoimentos, manifestações de diversos ES que passaram por essa Fazenda e a apresentação da campanha que Frei Hans, Padre Paulo e Luiz Fernando estão impulsionando para ajudar nas Creches Chitaitai, em Moçambique.

De acordo com Nelson Giovanelli, a associação de benfeitores que ajuda nas grandes despesas deste convento decidiu dar 100% do resultado desta festa para a campanha, resultando em mais de três mil euros em doações.