No dia 16 de Outubro, a Fazenda da Esperança de Oeiras (PI) celebrou a Festa em honra a São Francisco de Assis. Evento tradicional nas Fazendas da Esperança, este ano a festa contou com a participação de mais 200 pessoas, entre voluntários, familiares dos acolhidos, membros do GEV de Oeiras e de Picos, grupo de canto “Amigos em Oração” e de diversas pastorais da Diocese de Oeiras.

Com barracas de comidas típicas, produtos da Fazenda e uma programação mais que especial, foi possível receber cada visitante de uma forma acolhedora. A programação contou ainda com a meditação da Palavra de Vida do Movimento dos Focolares, que voi conduzida por Rômulo Braga do GEV de Picos, a santa missa celebrada por Dom Edilson Nobre (bispo da Diocese de Oeiras) e concelebrada pelo Padre José Pereira (salesiano de Dom Bosco e diretor espiritual da Fazenda de Oeiras).
“Celebrar São Francisco é fazer a memória desse grande santo que é modelo de conversão; aqui na Fazenda, podemos ver que cada acolhido, assim como São Francisco, faz o seu caminho de conversão sempre guiado pela Palavra. Me toca muito ver a transformação desses jovens que aqui chegam chagados pelas drogas e saem transformados por esse encontro com Deus, através da vivência concreta da sua Palavra. Louvo e agradeço a Deus pela vida de cada voluntário que se doa para levar em frente esse obra que tanta vida traz à nossa diocese“, disse Dom Edilson Nobre.

Marcos Matheus é um recente acolhido da Fazenda e conta sua experiência na festa de São Francisco: “Estou na Fazenda há poucos dias, estava sofrendo muito na drogadição e resolvi então dar meu ‘sim’ para mudar de vida. Hoje, vendo meu filho e minha esposa aqui, fico ainda mais motivado para seguir firme minha caminhada; sei que não vai ser fácil, mas com a graça de Deus e ajuda dos meus irmãos de caminhada, vou seguir firme e completar minha meta”.

Trabalhar na Fazenda é mais do que colaborar com a Obra, é também uma forma de missão e o funcionário Francisco, secretário do escritório local da Fazenda de Oeiras e Coordenador do GEV de Oeiras, participou da festa e deu seu testemunho sobre esta vivência: “Quando fui convidado para trabalhar no escritório da Fazenda da Esperança, pensava que era só mais um trabalho, mas quando comecei a entender que na verdade era uma missão, ressignifiquei minha caminhada religiosa, hoje fico muito feliz em ser um membro da Família da Esperança e de poder estar aqui nessa Festa de São Francisco que preparamos com tanto amor e carinho. Tudo isso é fruto do amor que a Fazenda de Oeiras me ensinou a colocar em prática e, quando meu perguntam como é trabalhar no escritório da Fazenda de Oeiras, eu respondo que não é um trabalho, mas uma missão que me ajuda a ser melhor”.

“Hoje é dia de graça, cada momento que dedicamos para prepararmos essa festa valeu a pena, cada acolhido se lançou e foi além, para transformar nossa Fazenda em uma pequena cidade de Assis, para que cada pessoa que aqui chegasse pudesse sentir o clima do Carisma de Francisco em nosso meio; essa festa ficará gravada na história da Fazenda de Oeiras”, disse Rainerson, responsável da Fazenda de Oeiras.

A festa reuniu também os Es da Fazenda e Francielton, que viveu o processo de recuperação há cinco anos, conta sua trajetória: “Hoje venho como peregrino na Festa de São Francisco agradecer a Deus por ter conhecido essa obra e transformado minha vida, antes eu vivia desacreditado, era excluído da sociedade e, na Fazenda e seguindo o exemplo de São Francisco, me recuperei e hoje vivo na sociedade com um emprego e sendo Esperança na minha cidade, por isso venho aqui hoje agradecer a Deus e me fazer um com a Fazenda de Oeiras”.

Viver uma vida baseada nos princípios de São Francisco nos torna “Evangelhos vivos”, encarnando a Palavra de Deus em nossa vida. Fazer memória na Fazenda é dizer à sociedade que, para cada chaga de dor, existe o remédio do amor que cura, ressignifica e, acima de tudo, traz a resposta para as crises dos dias atuais.