A Fazenda da Esperança recebeu, nesta quarta-feira (29/11), cerca de 30 empresários para o primeiro Encontro de ESG. No Centro Masculino, em Guaratinguetá (SP), eles conheceram um pouco sobre a rotina dos acolhidos, dentro do tripé: trabalho, convivência e espiritualidade.
ESG é a sigla em inglês para as palavras Environmental, Social and Governance, que, em português, podem ser traduzidas como “ambiental, social e governança”. O termo é usado para descrever o quanto uma empresa procura reduzir danos ao meio ambiente, atuando de maneira sustentável, além de adotar as melhores práticas administrativas.
“É um prazer imenso tê-los conosco aqui em nossa comunidade”, disse o diretor do Retorno à Vida, Klaus Rautenberg, que apresentou a estrutura da primeira unidade e compartilhou um pouco da história e evolução da Fazenda da Esperança ao longo dos seus 40 anos.
Entre os postos de trabalho da comunidade, os empresários visitaram a fábrica de madeira plástica e de água sanitária, produtos que geram renda e tornam a fazenda um local autossustentável. Também passaram pelas casas dos acolhidos e locais de formação, além de ouvirem o depoimento de um dos meninos em recuperação na unidade, dentro da Capela Mater Christi.
Everton Lener, que possui dez meses de caminhada, deu o seu depoimento e contou aos empresários que estiveram no Centro Masculino como a Fazenda transformou a sua vida. “Me sinto outra pessoa. Hoje acredito muito no recomeço, que a esperança é para todos e com Deus tem jeito. Eu sou a prova viva”, disse.
“Não é religião, é espiritualidade. Uma frase que é muito importante para nós é ‘não fazer o que não gostaria que fizessem para você’. Essa é a primeira fase e, na segunda, ‘você deve fazer o que gostaria que fizessem para você’. É assim vamos”, disse Klaus Rautenberg.
A segunda etapa do encontro de ESG apresentou aos empresários a estrutura do Centro de Mídias da Fazenda da Esperança, o Retorno à Vida, onde é produzido o programa Fazendo Esperança, transmitido semanalmente pela TV Canção Nova e Rede Vida, além dos demais produtos de comunicação e marketing da Obra Social Nossa Senhora da Glória.
O encontro foi encerrado com um coquetel fornecido pelo Centro Feminino da Fazenda da Esperança. Entre as empresas que participaram do momento de unidade, estão: Valgroup, Mubea Group, Volksvagen, AGC Vidros, Woodbridge, Banco BTG Pactual, HITT Hub de Inovação, TV Tathi SBT, Banco Samvidha Pay, Agência Quantik e ABRH-SP.