A Fazenda da Esperança Irmã Dulce, de São Gonçalo dos Campos (BA), promoveu entre os dias 5 e 9 de agosto o curso de condução de trator, com certificado nacional. A formação foi uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), na pessoa do  professor Edinaldo (agrônomo).

Participaram do curso o responsável local, voluntários e acolhidos, também esteve presente no curso o responsável e voluntários da Fazenda de Poço das Trincheiras (AL), o responsável da Fazenda de Ilhéus, a comunidade da cidade São Gonçalo dos Campos, Feira de Santana e Humildes.


“Entre a turma estavam duas mulheres corajosas e determinadas, foram dias de muito aprendizado. O primeiro ponto foi conhecer a máquina (trator), pontos de lubrificação, nível de óleo, manuseio da máquina no campo – onde cada participante teve que arar a terra -,  aula prática e experiência única, como adaptar o arado no trator”, explica o responsável local.

Os participantes receberam o certificado, trazendo uma nova oportunidade de trabalho e abrindo novos horizontes. A Fazenda em São Gonçalo dos Campos foi beneficiada com um trator e agora os acolhidos podem trabalhar com segurança e qualidade, trazendo melhorias em prol da produção rural local. Com este incentivo, a Fazenda local começará a plantar milho, macaxeira, batata, entre outros.