Há 10 anos, o padre chileno Sergio Diaz conheceu o carisma da Fazenda da Esperança e, junto a vários voluntários, acolheu 40 jovens do Chile para se recuperarem no Brasil,  que foram direcionados para diferentes Fazendas pelo Brasil.

Este ano, Padre Sergio voltou ao Brasil trazendo uma nova turma de 15 pessoas que nunca haviam conhecido a Fazenda, com exceção de um participante, o primeiro chileno missionário que participou da Escola Missionária Oásis.

A viagem teve como objetivo apresentar a essas pessoas as raízes do carisma da Esperança. Durante a visita, hospedaram-se na Fazenda da Esperança São Libório (Pedrinhas) em Guaratinguetá (SP) e participaram de diversas atividades, como visitas às Fazendas da Esperança Santa Edwiges (Centro Masculino) e Mãe da Esperança (Centro Feminino), encontros com Frei Hans Stapel e Nelson Giovanelli, fundadores da Fazenda da Esperança, e apresentação do encontro dos apóstolos. Também conheceram a história da Fazenda das Pedrinhas e visitaram o Santuário Nacional de Aparecida.

Um aspecto marcante da visita foi a reciprocidade do carinho: eles vieram para receber amor, mas acabaram se envolvendo profundamente, ajudando os jovens na cozinha, lavando louça, preparando um café da tarde chileno para os padrinhos das Pedrinhas e partilhando momentos de comunhão e fraternidade.

FAZENDA DA ESPERANÇA NO CHILE

Em 2017, a Fazenda da Esperança chegou ao Chile, e em 2020 foram inauguradas duas novas unidades: a segunda fazenda masculina na cidade de Villa Prat e a primeira feminina na cidade de Ancud, na Ilha de Chiloé.

No final de 2024, o padre Sergio retornou a Guaratinguetá (SP) acompanhado de um grupo de 30 pessoas, incluindo membros do GEV, da comunidade, da equipe da Fazenda da Esperança e colaboradores.