A Fazenda da Esperança Santa Clara, da diocese de Óbidos (PA), realizou na manhã de terça-feira (10/12), a solenidade de inauguração e bênção das novas casas de acolhimento e padaria, localizadas no Refúgio Dom Martinho.
Com a expansão de 3 casas de acolhimento, 1 casa para os responsáveis da Fazenda, e da Padaria Fortunato Chocron, a Fazenda da Esperança terá a capacidade para receber mais 120 acolhidos, tornando a Fazenda da Esperança Santa Clara uma das maiores do mundo, reforçando seu compromisso com a reintegração social e o desenvolvimento sustentável.
As novas instalações oferecem acomodações confortáveis para 120 acolhidos, infraestrutura para educação, capacitação e treinamento, retiros e formação para os responsáveis. As obras foram financiadas pela Conferência Episcopal Italiana e foram realizadas pela C. Mendes Engenharia.
A solenidade de inauguração contou com a presença dos acolhidos, familiares, benfeitores, membros de comunidades vindos de cidades vizinhas, religiosos e religiosas, autoridades públicas, em especial os fundadores Frei Hans Stapel e Nelson Giovanelli, e Padre Vinícius. A Santa Missa em Ação de Graças foi conduzida pelo Padre Adalberto Santos, e concelebrada pelos padres Nilton Mendes, Gabriel Arcanjo e Leonardo Loures.
“Há 50 anos pisei pela primeira vez nessa terra, era ainda estudante, visitando os frades franciscanos. E depois com a chegada do Bispo Dom Bernardo (bispo da diocese de Óbidos), ele fez um pedido para ter a Fazenda da Esperança aqui e, para atender o seu pedido, começamos, mas não imaginava que a Fazenda pudesse crescer tão rápido e tão bonita como está hoje, quase são duas Fazendas, e uma mais bonita que a outra, onde muitos jovens encontraram uma vida nova, e isso me alegra!”, comentou Frei Hans Stapel.
Nelson Giovanelli demonstrou sua felicidade em celebrar esse importante momento. “Esse momento de celebrarmos esse crescimento e desenvolvimento em especial dessa Fazenda, faz- me lembrar de uma experiência muito particular, porque Dom Bernardo ainda como jovem Johannes, chegando aqui no Brasil, ele foi uma das testemunhas oculares do início da Fazenda da Esperança quando a gente se encontrava com os primeiros jovens em uma esquina próximo a Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Guaratinguetá (SP). Depois de 41 anos nós estaríamos aqui celebrando essa possibilidade de fazer com que aquilo que o Dom Bernardo viu acontecer, pudesse se realizar aqui na Diocese de Óbidos”, disse em sua mensagem aos presentes.
Roda de conversa com os fundadores
Na manhã de quarta-feira (11), a Fazenda da Esperança Santa Clara realizou uma emocionante roda de conversa com os fundadores, Frei Hans Stapel e Nelson Giovanelli junto aos acolhidos. O momento foi seguido por uma comovente Santa Missa celebrada por Frei Hans.
Frei Hans e Nelson compartilharam experiências pessoais de desafios e vitórias, os acolhidos compartilharam suas jornadas de recuperação e gratidão. Os fundadores reforçaram a importância da perseverança e do apoio mútuo.
Após a roda de conversa, foi realizada a Santa Missa presidida pelo Frei Hans, que em sua homilia reforçou a espiritualidade e a união da comunidade, contando histórias e testemunhos que Deus está sempre entre nós, que Ele sabe nossas dores e desafios e que devemos deixar Deus agir em nossa vida, como Ele quer. No final da Celebração, os fundadores presentearam os acolhidos com terços trazidos de Roma, abençoados pelo Papa Francisco.
Fotos: Diocese de Óbidos
Fonte: CNBB Norte 2 e Diocese de Óbidos
Junte-se à nossa missão! Com uma contribuição por PIX, você ajuda a construir esperança: portalfazenda.org.br/pix-deposito/