No dia 02 de dezembro o Grupo Esperança Viva de Balsas (MA) realizou o primeiro “Sopão da Esperança”, para os moradores em situação de rua. A ação também teve a participação das Fazendas Masculina e Feminina locais, dos membros da diocese de Balsas e de diversos órgãos da Prefeitura Municipal de Balsas.

Para o responsável do GEV o projeto do “Sopão da Esperança” nasceu da vontade de viver a palavra, e que tudo no GEV é motivado pela vivência da palavra. Inspirados pela passagem do evangelho de Mateus, 25:35: “Tive fome e me destes de comer”, conseguiram mobilizar várias pessoas para irem ao encontro dos irmãos em situação de rua. 

“O sentimento que fica é de alegria, por viver concretamente essa palavra, e ser esse sinal de Esperança no mundo, isso nos motiva a ser cada vez mais esse sinal concreto do Carisma da Esperança na sociedade. Ver também mais duas pessoas dando seu sim para Fazenda, nos  alegrou  e nos renovou na caminhada, eu, como Es* sinto que devo cada vez mais me doar para que mais pessoas encontrem o sentido para a vida”, disse Júnior Guedes, responsável GEV Balsas.

“Com a maior alegria apoiamos essa ação do GEV, porque vemos, que é algo que nasce da vontade de ajudar ao próximo, sobretudo aqueles que se encontram nas periferias existenciais. Saio daqui, com o compromisso de apoiar e de cada vez mais estreitar os laços entre a Secretaria de Cultura local e o GEV, até porque o GEV de Balsas, tem realizado com maestria essa missão de ir ao encontro do próximo”, disse
Mariângela Bucar, secretária de Cultura de Balsas.  

O Grupo Esperança Viva além realizar os encontros semanais, onde partilham as experiências da palavra, também vão ao encontro daquele irmão que sofre, levando mais do que o alimento físico, levando o alimento espiritual.

*Es: é a abreviação de Esperança. Nome dado pelos fundadores da Fazenda da Esperança à todos que terminam o ano de recuperação na Fazenda da Esperança ou no Grupo Esperança Viva.