No dia 4 de maio, aconteceu o evento de comemoração de um ano da Fazenda Transfiguração do Senhor, localizada em Itu (SP). Esta é a mais nova unidade no Estado de S. Paulo.
Na verdade, o primeiro ano foi completado em fevereiro, porém para poder se encaixar na agenda dos dois fundadores da Fazenda da Esperança, a festa foi realizada em maio.
Frei Hans Stapel e Nelson Giovanelli vieram pela primeira vez conhecer a Fazenda de Itu, que hoje tem capacidade para acolher até 16 jovens do sexo masculino. Muita gente queria conhecê-los, tirar fotos, trocar uma palavra. E foram atendidos com muita gentileza e generosidade.
As centenas de pessoas presentes acompanharam a Santa Missa em louvor à data comemorativa, que contou com a presença de vários religiosos católicos da região, como Dom Vicente Costa, bispo emérito de Jundiaí; Dom Arnaldo Carvalheiro, bispo de Jundiaí; e o padre Tom, da paróquia Nossa Senhora de Aparecida, de Itu.
Durante a celebração, alguns momentos foram marcantes, como o testemunho de Heleno, que há 10 anos recuperou-se na Fazenda da Esperança da cidade de Casca, no Rio Grande do Sul. Outros dois Es também subiram ao palco para receber o reconhecimento e a justa homenagem por terem completado um ano de permanência na Fazenda de Itu: o sr Valdeci e o jovem Renato, que recebeu o diploma com o certificado de conclusão de recuperação.
Ao final da Missa, foi anunciada a mudança dos responsáveis pela Fazenda da Esperança de Itu. Marcelino, que está deixando o local, vai cuidar de uma nova Fazenda em Jaboatão dos Guararapes (PE).
Depois, foi servido um delicioso almoço para o público presente. No cardápio: salada com verduras da própria horta, mandioca souté na manteiga e macarrão à bolonhesa. O cardápio foi preparado por voluntários do Movimento dos Focolares que, desde a fundação, ajudam na manutenção da Fazenda da Esperança de Itu. Foi um dia muito festivo! E de acordo com Frei Hans, a obra vai continuar crescendo. “Além das 170 que já existem no planeta (106 no Brasil), já temos a doação de novos terrenos para construção de mais 50 Fazendas da Esperança. E a gente precisa prepará-las o mais breve possível para libertar ainda mais jovens da escravidão das drogas”, comentou o religioso, que faz um apelo para que as pessoas ajudem financeiramente, a fim de que as novas unidades possam funcionar o mais rápido possível.
Para mais informações sobre doações em geral, acesse: https://portalfazenda.org.br/doacoes
Por Paulo Castilho
Confira também o vídeo produzido pelo jornalista Paulo Castilho sobre o evento em Itu