Ocorreu neste domingo (28), a comemoração do Dia do Es, promovida pela Fazenda da Esperança, Família da Esperança e GEV. Esta data pretende ser um dia festivo, recordando e reunindo os “Es” acolhidos da Fazenda da Esperança em todo o mundo e todos aqueles que se identificam com o Carisma da Esperança. A partir do Centro Feminino, em Guaratinguetá, uma bonita festa foi transmitida através das plataformas e redes sociais da Fazenda da Esperança. Uma manhã de muita música, animação e muitos testemunhos.

O evento foi apresentado por Maurício Bovo, responsável pelo GEV, e Tatiana de Moura Barbosa, membro do Comitê Internacional dos Es. Na plateia, estavam presentes os acolhidos e acolhidas das Fazendas da Esperança locais, voluntários e alguns Es. Uma das fundadoras da Fazenda da Esperança, Luci Rosendo, deu seu depoimento ao lado de Ricardo Oliveira, membro da presidência da Fazenda da Esperança.

Emocionada, Luci afirmou que participar do dia do Es é sempre uma alegria, pois é possível ver e encontrar aqueles que concluíram seu ano de recuperação na Fazenda e no GEV, e perceber o quanto eles dão sua vida por essa missão e o quanto a experiência na Fazenda transformou a vida destas pessoas. 

Luci Rosendo e Ricardo Oliveira

Outro ponto destacado por Luci é a marca que fica eternamente na vida dos Es. “O mais importante que eu vejo na Fazenda é encontrar um estilo de vida diferente. O nosso carisma, que é viver a Palavra de Deus, procurar viver com essa presença de Jesus entre nós, é um estilo de vida que transforma, não só a vida daqueles que vivem, mas a vida de todos que estão ao lado”, destacou a fundadora.

Segundo Luci, outro aspecto importante é a prontidão em acolher o outro e estar sempre disponível. “Quem encontra esse Carisma, não fica olhando para o próprio umbigo, só para si mesmo. Passa a olhar pros outros, a erguer o rosto e olhar para frente e ver a necessidade do outro. Isso me encanta na vida de vocês, isso me encanta na Fazenda”, afirmou.

Ao final da sua fala, Luci fez memória de um encontro dos fundadores com o Papa Francisco e repetiu o conselho do Santo Padre aos Es: “Não importa quantas vezes caia, o importante é não permanecer caído”, recordou.

“Tenhamos um coração disponível para levar o Carisma da Esperança”

Ricardo Oliveira, membro da Presidência, fez memória de diversos momentos, entre eles uma experiência nas Filipinas e a Peregrinação pelos 40 anos da Fazenda da Esperança, que aconteceu em Roma. “Foi um momento muito especial, onde a Igreja Católica nos reconheceu como Carisma, a fala do Papa confirmou a Esperança como um carisma da Igreja”, pontuou Ricardo.

Na ocasião, o Santo Padre destacou três aspectos importantes do Carisma da Esperança: a conversão, o relacionamento com Deus e o trabalho na Igreja que hoje muitos desenvolvem através da Família da Esperança. Segundo ele, esta atuação dos Es é essencial. “Quantos Es hoje fazem parte da própria direção da Obra? A Obra cresceu muito nos últimos anos graças ao empenho dos Es. Hoje, a grande maioria que está nas Fazendas e as leva adiante são os Es”, explicou Ricardo.

Em seguida, o membro da presidência fez um apelo para que os Es envolvam-se e estejam cada vez mais presentes, pois são parte fundamental da Família da Esperança. De acordo com ele, faltam vocações e pessoas disponíveis nas missões. “O papel do Es hoje é muito importante ao nosso carisma. Às vezes, rezamos pedindo vocações, mas olhamos pro lado, não para nós. Mas Deus chama cada um de nós, Ele não pede pra rezar pelo outro, mas para sua própria vocação. A Obra precisa ter continuidade, mantendo aquilo que já temos, mas também lembrando que precisamos dar uma resposta à sociedade, através da abertura de novas Fazendas no Brasil e no exterior. Tenhamos um coração disponível para levar o Carisma da Esperança”, reforçou o membro da presidência.

Após a comemoração, aqueles que assistiam on-line puderam acompanhar a Santa Missa, realizada no Santuário da Esperança, em Guaratinguetá.

Assista a live na íntegra:

Dia do Es pelo Brasil e pelo mundo

Na Fazenda da Esperança Santa Dulce, em São Gonçalo dos Campos (BA), os voluntários e acolhidos receberam alguns Es, que acompanharam a videoconferência dedicada aos Es. Logo após a Conferência, foi organizado um almoço. “Foi realmente um dia muito proveitoso e a certeza que Deus entre nós vale mais”, afirmaram os organizadores.

Em Porto Velho (RO), foi realizada uma Missa em ação de graças na Paróquia São José Operário. Estiveram presentes membros do GEV e vários Es. Através da vivência da Palavra do Evangelho, alguns presentes deram seu testemunho de vida em um novo estilo de vida, através do carisma da Esperança.

No Estado de Aguascalientes, México, a Fazenda da Esperança Senhor das Angústias promoveu neste fim de semana um encontro em homenagem ao Dia do ES. Com o tema “Onde dois, três ou mais estiverem reunidos em meu nome, estarei no meio, construindo o novo homem”, a unidade recebeu Es das 3 Fazendas localizadas no México. “Pudemos experimentar os milagres que Deus nos dá com suas vidas como novos homens e mulheres reconstruindo e dando vida, demonstrando que toda vida tem esperança e sempre pode recomeçar. Somos família, somos esperança”, afirma o missionário Fábio Campos.

Em Várzea da Palma (MG), Campo Verde (MT) e em Fortaleza (CE), os acolhidos reuniram-se com os Es para celebrar este dia. Em Guarará (MG), o Dia do Es foi realizado junto aos aniversariantes do mês. O mesmo ocorreu em praticamente todas as Fazendas da Esperança, que comemoraram unidas este dia festivo.

Confira algumas imagens: