No dia 29 de junho a Fazenda da Esperança celebra 39 anos e juntos celebraremos a abertura do Ano Jubilar.

Tudo começa no ano de 1979, quando frei Hans Stapel, franciscano da Ordem dos Frades Menores, OFM, toma posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Guaratinguetá/SP. Ao chegar à paróquia, encontra a Obra Social em plena atividade desde 1970. Em sua nova terra de missão transmite a presença de Jesus, no meio de sua comunidade, vivendo o Evangelho.

Mais tarde, nasce na paróquia, um grupo para meditar a Palavra, fazer comunhão de experiências uns com os outros e viver atos concretos de amor, como visitar os pobres e doentes. Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos e Iraci da Silva Leite (uma das fundadoras da realidade feminina da Fazenda) também faziam parte desse grupo, que crescia cada vez mais, liderado por Frei Hans.

Era junho de 1983, Nelson Giovanelli passava várias vezes de bicicleta por uma esquina do bairro Pedregulho, em Guaratinguetá/SP, onde um grupo de vinte jovens se drogava. Com o desejo de viver o Evangelho concretamente, resolve se aproximar e aos poucos conquista a confiança de todos. A partir disso, veio o pedido de ajuda de Antônio Eleutério para sair do mundo das drogas. Nascia a comunidade terapêutica Fazenda da Esperança.

Hoje são mais de 150 comunidades terapêuticas – conhecidas como Fazendas da Esperança, espalhadas em todo território nacional e em mais 24 países. Ao longo dos anos, a providência divina se manifestou na história. Inúmeras pessoas de corações generosos apoiaram com gestos concretos de caridade, por meio de doações. 

Essas manifestações de amor ao próximo se transformaram em obras de evangelização, infraestrutura e acolhimento, não apenas para as comunidades terapêuticas, mas também para a abertura das Casas de Apoio Sol Nascente, das Residências Terapêuticas, do Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes na modalidade Casa Lar, do Projeto Girassol e do Grupo Esperança Viva.

Saiba mais sobre o acolhimento na Fazenda da Esperança e seu método de recuperação: portalfazenda.org.br/fazenda-esperanca