A parceria entre Fazenda da Esperança e a multinacional Mubea (com sede em Taubaté (SP)), que nasceu há dois anos, tem alcançado resultados positivos tanto no âmbito ambiental como de impacto social.  

A Mubea desenvolve com a Fazenda o projeto Hope, focado na doação das madeiras utilizadas pela multinacional. A Fazenda da Esperança transforma esse material em produtos que geram renda, e apoiam a recuperação e reinserção social dos acolhidos da Fazenda. 

“A parceria teve início em 2023. A motivação nasceu de um projeto interno de melhoria contínua, no qual buscávamos dar um destino mais sustentável às madeiras que antes eram descartadas. A partir dessa iniciativa, identificamos a oportunidade de transformar um resíduo industrial em impacto social positivo”, relembrou Talita Casarin, Coordenadora de Customer Service – Mubea Brasil.

Do ponto de vista econômico a iniciativa reduziu custos, ao deixar de descartar a madeira como resíduo industrial, mas para a Mubea do Brasil o maior resultado vem do impacto da responsabilidade social e da sustentabilidade, onde o projeto fortaleceu a prática sustentável e inspirou outras unidades. 

“Essa inspiração foi tão significativa que recebemos um prêmio especial de melhoria de projeto em nível global, na Turquia em setembro — um reconhecimento que reforça como pequenas ações sustentáveis podem gerar transformações profundas na sociedade”, ressaltou Talita Casarin.

Visita na Fazenda da Esperança

No dia 10 de novembro, alguns colaboradores da Mubea estiveram na Fazenda da Esperança São Libório (Pedrinhas) em Guaratinguetá (SP), com o objetivo de conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido pela comunidade. A visita também contou com a participação de uma colaboradora que atua na planta da Mubea na Alemanha, que ficou encantada com a iniciativa e veio para o Brasil conhecer de perto o impacto do Projeto Hope. 

“Essa parceria está totalmente alinhada aos valores e à missão da Mubea. Como uma empresa multinacional de essência familiar, acreditamos na responsabilidade de gerar impacto social positivo. Investir em iniciativas como essa significa unir sustentabilidade, redução de custos, apoio à comunidade e transformação de vidas. É uma forma de reafirmar que o crescimento industrial pode — e deve — caminhar junto com o desenvolvimento humano e social”, finalizou Talita Casarin, Coordenadora de Customer Service – Mubea Brasil.