Como parte da programação comemorativa pelos 40 anos da Fazenda da Esperança, a unidade localizada em Guaratinguetá (SP), no bairro Pedrinhas, receberá, nesta sexta-feira (30/06), representantes dos governos municipal, estadual e federal. Na ocasião, Frei Hans Stapel, fundador da obra social, receberá uma homenagem da Prefeitura local e a maior honraria concedida pelo poder público municipal. A comunidade terapêutica completou, hoje (29/06), quatro décadas de fundação.

O evento começará às 15h com a participação dos fundadores da Fazenda da Esperança: Frei Hans, Nelson Giovanelli, Luci Rosendo e Iraci Leite. Eles falarão sobre o início da Fazenda, que nasceu na terra de Frei Galvão, sobre as experiências vividas nas últimas quatro décadas e a missão de auxiliar dezenas de milhares de jovens a se livrarem dos vícios, principalmente álcool e drogas, e a viverem uma nova vida com base no amor e no Evangelho.

Entre as autoridades confirmadas está o Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o secretário de Governo, Gilberto Kassab, além do prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva, e vereadores. Representantes do Governo Federal também foram convidados para a cerimônia.

Programação

Desde o último dia 23/06, acolhidos, voluntários, colaboradores e a população em geral participam das celebrações e programações festivas em alusão ao aniversário da Fazenda da Esperança. As ações tiveram início com a exposição fotográfica “Entre a Glória e a Esperança”, no Buriti Shopping, que conta desde o nascimento da obra social até a expansão para outros 25 países.

Nesta quinta-feira (29/06), Frei Hans presidiu a missa das 9h no Santuário Nacional de Aparecida com a participação de cerca de 800 pessoas que fazem parte da Fazenda da Esperança. Em sua homilia, o fundador direcionou o olhar à imagem de Nossa Senhora Aparecida e lembrou de quando começou a acolher os jovens e a importância da presença de Deus no processo de recuperação da dependência química.

“Pedi a tua ajuda para colocar seu manto sobre esses jovens que estão espalhados pelo mundo inteiro e tantos ainda vivem nas ruas e precisam encontrar um lugar para descobrir teu amor. Você nos deu Teu Filho e Ele nos deu sua Palavra. A Palavra que liberta, a Palavra que nos faz outro Jesus. Se nós nos tornamos Jesus pelo outro, então mudamos a nossa vida e mudamos também a vida de muitas pessoas”, disse.

História

A Fazenda da Esperança possui 164 unidades espalhadas em 26 países. A comunidade terapêutica nasceu no bairro Pedregulho, em Guaratinguetá, interior de São Paulo. Em quatro décadas mais de 70 mil pessoas já passaram pelas Fazendas da Esperança e conheceram um estilo novo de vida, longe das drogas e de outros vícios.

Tudo começou no fim da década de 70, com a chegada de Frei Hans como pároco da Igreja de Nossa Senhora da Glória. Entre os paroquianos estava um jovem, Nelson Giovanelli, que dedicou sua vida à esta missão.

Em 1988, Iraci Leite, que também era uma das paroquianas da Igreja de Nossa Senhora da Glória, acompanhada de Luci Rosendo, iniciou o acolhimento de mulheres que queriam se libertar dos vícios. E a realidade feminina da Fazenda da Esperança tem uma particularidade: acolher mães com filhos pequenos, o que torna um incentivo a mais para as mulheres que querem se recuperar da dependência química.