Para celebrar os 40 anos da Fazenda da Esperança e relembrar toda a história da comunidade terapêutica, fundada em Guaratinguetá (SP), será realizada, entre os dias 23 e 30 de junho, a exposição “Entre a Glória e a Esperança”, no Buriti Shopping Guará. O público poderá apreciar, a partir desta sexta, fotografias históricas, a estrutura das unidades e conhecer os personagens que ajudaram a construir a obra social que ganhou o mundo e já possui 164 unidades espalhadas em 26 países.

A exposição ficará disponível das 10h às 22h, de segunda a sábado e, das 14h às 20h, aos domingos. O Buriti Shopping Guará está localizado na avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, nº 351, no Campo do Galvão, em Guaratinguetá.

“A Fazenda da Esperança é uma obra reconhecida mundialmente pelo trabalho que realiza com homens e mulheres que querem adotar um novo estilo de vida, longe das drogas. Com essa exposição, valorizamos a história que nossos fundadores, os colaboradores e, principalmente, os acolhidos construíram ao longo das últimas quatro décadas”, explicou Presidente da Fazenda da Esperança, Pe. Luiz Menezes.

História

A comunidade terapêutica nasceu no fim da década de 1970, no bairro Pedregulho, em Guaratinguetá, interior paulista. Desde então, mais de 70 mil pessoas já passaram pelas Fazendas da Esperança e conheceram um estilo novo de vida, longe das drogas e de outros vícios.

Tudo começou com a chegada de Frei Hans como pároco da Igreja de Nossa Senhora da Glória. Entre os paroquianos estava um jovem, Nelson Giovanelli, que, quando ia à missa, passava na esquina das ruas Caramurus e Tupinambás e observava alguns jovens consumindo drogas naquele local.

Com o desejo de colocar em prática os ensinamentos que ouvia na Igreja, Nelson conseguiu se aproximar do grupo, com o intuito de somente estar com eles, não de convertê-los. Com o passar dos dias, percebendo que tinha a confiança de Nelson, Antônio Eleutério – um daqueles que usavam drogas – pediu que Nelson o levasse para onde quisesse, porque não queria aquela vida, nem aguentava mais ver sua mãe sofrer. Na época, acontecia o encerramento da Festa de São Pedro, no bairro Nova Guará, ou seja, noite de 29 de junho de 1983.

Logo, vários daqueles jovens que usavam drogas também decidiram mudar de vida. Eles alugaram uma casa na rua Tapuias e foram viver juntos. Incentivados por Frei Hans, que deu a eles uma tesoura de cortar gramas, eles se mantinham com o trabalho de jardinagem nas casas, especialmente, das pessoas que frequentavam a Igreja.

Mais tarde, os idealizadores ganharam um sítio na zona rural da cidade paulista, no bairro Santa Edwiges. E, com o passar dos anos, as Fazendas da Esperança se espalharam pelo Brasil. Atualmente, existem unidades em todos os estados brasileiros.

Fazenda Feminina

Em 1988, Iraci Leite, que também era uma das paroquianas da Igreja de Nossa Senhora da Glória, acompanhada de Luci Rosendo, iniciou o acolhimento de mulheres que queriam se libertar dos vícios. E a realidade feminina da Fazenda da Esperança tem uma particularidade: acolher mães com filhos pequenos, o que torna um incentivo a mais para as mulheres que querem se recuperar da dependência química.