Nos dois primeiros dias de agosto, celebra-se na Igreja o “Perdão de Assis”, quando é possível obter Indulgência Plenária, durante a Festa de Nossa Senhora dos Anjos.

Esta data tem origem no século XIII e trata-se do perdão que São Francisco de Assis pediu ao Papa Honório III, no ano de 1216. A história conta que, durante uma noite de oração, uma luz brilhante inundou a igrejinha em que Francisco estava e o frade teve a visão de Cristo e Maria, sua Mãe, cercados por uma multidão de anjos. Neste momento, perguntaram-lhe o que ele gostaria de pedir-lhes e a resposta foi: “Rogo-lhes que todos os arrependidos e confessados que venham visitar esta igreja, obtenham o perdão amplo e generoso, com completa remissão de todos os pecados”.

Como resposta, disse-lhe o Senhor: “O que você pede, frade Francisco, é grande, mas de coisas maiores você é digno e maiores você terá. Aceito, portanto, sua oração, mas na condição de que você peça a meu vigário na terra esta indulgência”.

E, desta forma, Assis apresenta-se ao Papa Honório III, que aprova o seu pedido e pergunta: “Por quantos anos você quer esta indulgência?

E Francisco responde: “Santo Padre, eu não peço por anos, mas por almas. Eu quero, se Vossa Santidade permitir, que todos aqueles que, confessados e contritos, e, como é seu dever, absolvidos pelo sacerdote, entrarem naquela igreja, sejam libertados do castigo e da culpa, no céu e na terra, desde o dia de seu batismo até o dia e a hora de sua entrada na referida igreja“.

O Pontífice então lhe disse que, quem quer que fosse àquela igreja, devidamente confessado e arrependido, receberia a absolvição da punição e da culpa, mas que esta indulgência só seria concedida apenas por um dia, desde as primeiras vésperas, incluindo a noite, até as vésperas do dia seguinte. E, voltando do encontro, o frade anunciou a todos que os levaria ao Paraíso!

Ao longo dos séculos, a concessão sofreu muitas variações, até ser estendida a todos os dias para a Igreja da Porciúncula, enquanto que para as igrejas paroquiais e franciscanas, somente no dia 2 de agosto.