Nesta quarta-feira (21), às 7h30 (horário de Brasília), o Papa Francisco recebeu em audiência privada no Vaticano os quatro fundadores da Fazenda da Esperança; Frei Hans Stapel, Nelson Giovanelli, Iraci Leite e Lucilene Rosendo.

Em entrevista à Rádio Vaticano/Vatican News, Frei Hans Stapel afirmou que o encontro teve como motivação apresentar ao Papa o Carisma da Esperança e mostrar o quanto a Fazenda da Esperança tem se expandido. “Queríamos dar alegria para ele, porque o Carisma da Esperança acredita que Deus pode mudar e no bem que Deus faz quando está entre nós”, afirmou o fundador.

De acordo com Frei Hans, o Papa ficou muito contente com o que foi apresentado e animou o grupo a seguir em frente. “O Papa nos deu liberdade, foi um envio para levar o trabalho adiante, no mundo inteiro. Eu me senti amado, compreendido, ele brincava muito, estava muito livre. Uma disponibilidade inacreditável, ficamos felizes”, comemora o religioso.

Na entrevista à Rádio Vaticano, Nelson Giovanelli destacou a mensagem e a bênção que o Santo Padre gravou aos Embaixadores da Esperança, onde o Papa Francisco recorda o versículo que afirma que a esperança não decepciona (Rm 5, 5) e que ela é como uma âncora (Hb 6, 19-20).

“O encontro nos deu uma sensação de filhos que se encontram diante do pai, nos confirmou dizendo para levarmos o trabalho adiante. Num determinado momento, quando contamos as nossas histórias, dissemos que não sabíamos que a Fazenda ia se tornar o que se tornou. Com as obras de Deus, em geral, quem começa não tem dimensão nem ideia de onde vai chegar. Isso pra mim confirmou as palavras do Evangelho, que o Espírito sopra onde quer e não sabe de onde vem nem para onde vai. Saímos de lá com a sensação de que podemos, em liberdade, continuar esse caminho sem nos deixar levar por dúvidas ou preocupações”, concluiu Nelson Giovanelli. 

A entrevista na íntegra será veiculada no programa Porta Aberta: https://www.vaticannews.va/pt/epg.html#schedules

Confira a mensagem do Papa Francisco aos Embaixadores da Esperança:


Histórico

Fundada por Frei Hans Stapel, Nelson Giovanelli, Iraci Leite e Lucilene Rosendo, a Obra Social Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança foi oficializada em 1983 na cidade de Guaratinguetá (SP). Além de atuar em diversas frentes de ação; como na educação infantil, cuidado aos idosos e aos que vivem com HIV, entre outros; sua maior atividade hoje é a recuperação de dependentes de substâncias psicoativas, com foco na construção de novos projetos de vida do acolhido/a, possibilitando seu retorno às atividades sociais, com autonomia, rompendo com o ciclo de autodestruição e fortalecendo os vínculos familiares.

Atualmente, a Fazenda da Esperança está presente em 28 países na América, Europa, África e Ásia. No Brasil são mais de 105 comunidades, presentes em todos os estados; sendo mais de 23 unidades exclusivas para acolhimento de mulheres, que podem estar acompanhadas de seus filhos.

A Família da Esperança é uma Associação Internacional de Fiéis reconhecida pela arquidiocese de Aparecida (SP) em 1999 e aprovada pelo Pontifício Conselho para os Leigos da Igreja Católica em 2015. Atualmente, a Família da Esperança possui 2107 membros, que podem ser religiosos, consagrados ou leigos casados. Os membros da Família da Esperança são responsáveis por propagar o Carisma da Esperança em todo o mundo.