A Fazenda da Esperança Santa Rita foi inaugurada neste sábado (22/07), na cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí. Com capacidade para 12 acolhidas na casa, a unidade feminina conta com um salão multiuso e aguarda liberação de recursos para a construção de uma padaria. Ocupando uma área de 6,92 hectares, o projeto geral contará com mais três casas de acolhida, com capacidade para receber até 40 mulheres e seus filhos.

As acolhidas da nova unidade renovarão sua fé por meio do Trabalho, da Espiritualidade e Convivência. Durante os preparativos para a inauguração da nova Fazenda, a Escola Missionária atuou na divulgação local sobre a nova unidade e nos ajustes da casa para receber as futuras acolhidas.

Conforme relato das missionárias, elas puderam compartilhar momentos de fraternidade e unidade. “Fomos bem acolhidas por duas voluntarias compartilhamos um café da manhã com muita alegria, para nossa surpresa os voluntários providenciaram tudo que precisávamos na nova casa tanto em alimentação como também produtos de limpeza”, disse uma das missionárias.

O início da missão começou com foco na divulgação da inauguração da Fazenda da Esperança Feminina. Entre as alternativas de publicidade estão o testemunho em missas e apresentando os produtos da Fazenda. Além disso, as missionárias tiveram a oportunidade participar de um programa na rádio local FM Santa Rita do Sapucaí, no qual foram partilhadas as experiências com a palavra. “O que era para ser uma hora de programa se tornaram duas horas de tão lindo, divertido e ao mesmo tempo intenso”, contam.

Sobre a Fazenda da Esperança

A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que atua desde 1983 no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e da droga.

Um de nossos diferenciais é acolher mulheres gestantes e mães com seus filhos pequenos, uma vez que o afeto positivo se apresenta associado ao carinho entre mãe e filho, demonstrando a construção real de vínculos afetivos.

A Fazenda da Esperança acolhe homens e mulheres com idade entre 18 e 59 anos que desejam, livremente, se recuperar de drogas, álcool e outros tipos de vícios. É necessário entrar em um processo pedagógico de 12 meses de duração. Quem pretende viver esse desafio dá o primeiro passo através de uma carta escrita de próprio punho, manifestando os motivos da sua vontade em buscar vida nova. O(a) interessado(a) em uma vaga deve enviar seu pedido de ajuda à comunidade mais próxima de sua residência.

Assim, possibilita a seus parentes visitá-lo (la) a partir do terceiro mês, quando os relacionamentos são reatados, a fim de superarem juntos os problemas gerados pelas drogas e pelo álcool. O(a) candidato(a) recebe uma explicação dos procedimentos e das regras a serem seguidas para se recuperar em uma das comunidades da Fazenda da Esperança. No dia da entrevista, são exigidos documentos, exames médicos e sobriedade. O acolhimento é feito pela equipe de coordenação local e depende, principalmente, da disposição pessoal e da vontade de se tornar um “homem novo” ou uma “mulher nova”.

A Fazenda da Esperança tem mais de 160 unidades estruturadas em 25 países, em quatro continentes: América, Europa, África e Ásia.