No dia 31 de janeiro aconteceu a inauguração da primeira Fazenda da Esperança Feminina em Cabo Verde, na cidade da Praia, Ilha de Santiago.

A celebração eucarística foi presidida pelo Cardeal Dom Arlindo Gomes Furtado, Bispo da Diocese de Santiago de Cabo Verde, e concelebrada por grande número de padres diocesanos e religiosos. Também estiveram presentes Pe. Vinicius Esch Gouvêa, responsável regional das Fazendas do Norte do Brasil, com uma comissão de oito membros da Família da Esperança daquela região; Ana Lúcia, responsável regional das Fazendas do Nordeste e Leila (ES), que deu seu testemunho durante a Santa Missa, e Angelucia Moura representando a presidência da Família da Esperança. 

Dom Arlindo ressaltou em sua homília a importância do trabalho de resgate dos acolhidos, não apenas dos vícios das drogas, mas sobretudo, da dignidade humana. 

Um grande número de fiéis que vieram de todas as Paróquias da Ilha de Santiago, mas também das Ilhas do Maio, Fogo e São Vicente marcaram presença, fazendo parte desse momento tão especial. Membros da Família da Esperança de Cabo Verde participaram ativamente, bem como os Grupos Esperança Viva e um grande número de ES. A Festa foi preparada com muito carinho pelos GEV’s e voluntários. Após a Santa Missa foi servido uma deliciosa “cachupa” como almoço para todos os presentes.

“Há muito tempo que a Família da Esperança em Cabo Verde vinha trabalhando para a realização desse sonho. A missão não se deu com a inauguração, mas muito tempo antes na sensibilização das pessoas para que contribuíssem com a construção da casa”, disse Padre Ronaldo Bernardo, missionário e responsável da Fazenda da Esperança masculina em Cabo Verde. 

Devido ao reconhecimento da missão e do trabalho eficaz da Fazenda Esperança masculina, criou-se uma grande expectativa para o nascimento da Fazenda Feminina, pois a necessidade é igualmente grande. Dessa forma, a população local acolheu a nova Fazenda com o coração cheio de alegria e esperança, na certeza que será frutuosa tanto quanto a Masculina.

A jovem missionária angolana, Luzia Wango Miguel, assumiu essa grande missão como responsável da unidade. Com o início das atividades na Fazenda já chegaram as primeiras mulheres e, no momento, são 4 acolhidas e um menino de 5 anos, filhos de uma das acolhidas.

A “Fazenda Mãe da Esperança” tem capacidade para acolher 14 mulheres oferecendo o processo de recuperação através da espiritualidade, trabalho e convivência.