Além do aniversário de 40 anos da Fazenda da Esperança, fundada em Guaratinguetá (SP), em 1983, neste mês de junho também celebramos uma data especial para a história da nossa obra social, que é a chegada dos primeiros missionários nas Filipinas, acompanhados do nosso fundador Nelson Giovanelli, em 28 de junho de 2003. A primeira comunidade terapêutica na Ásia, a Fazenda Siloé, está localizada na ilha de Masbate.

Os primeiros missionários a chegarem foram: o voluntário Roland Muehlig, da Alemanha, Alexandre Falcão, ES de Feira de Santana (BA) e Maurício Bovo, ES de Araras (SP), na companhia de Nelson Giovanelli. Eles contaram, ainda, com o reforço de Thomas Lips, ES da Alemanha, e a voluntária da Suíça, Renne-Claire Steineman.

Agradecemos a Deus que deu esse Carisma da Esperança aos fundadores, que também gerou muitas vocações e, hoje, todos podem ver a força que alcançou em todo o mundo, junto aos voluntários e à Igreja que sempre estão apoiando a obra.

A Fazenda da Esperança recebe homens a mulheres que desejam livremente se recuperar de drogas, álcool e outros tipos de vícios. Quem se propõe a enfrentar esse desafio dá o primeiro passo por meio de uma carta escrita de próprio punho, mostrando os motivos de seu desejo de buscar vida nova. Os interessados ​​em uma vaga devem encaminhar seu pedido de auxílio à comunidade mais próxima de sua residência.

História

Em um artigo escrito por Maurício Bovo, ele relata que o encontro de Frei Hans e de Nelson com o padre Pierino Rogliardi, em um congresso do Movimento dos Focolares, na Itália, foi a ‘centelha’ suficiente para fazer queimar no coração deste padre o sonho de abraçar a possibilidade de levar a primeira Fazenda da Esperança para o continente asiático.

Padre Pierino viu a possibilidade como um sinal e uma verdadeira resposta de Deus para uma localidade de mais de 300 hectares de terra, na ilha de Masbate, onde ele já tentava desempenhar um trabalho social na época.

Dessa forma, ele preparou o envio do primeiro grupo de filipinos para o Brasil, para fazerem o processo de recuperação nas nossas Fazendas e conhecerem o Carisma da Esperança, cultura e língua para, posteriormente, ao término da recuperação desse grupo, fosse dado o início à missão nas ilhas Filipinas.