Com a parceria entre Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Defesa Civil e Fazenda da Esperança, mais uma brigada comunitária foi capacitada pelo órgão ambiental. A formação foi concluída na terça-feira, 14, com a realização de queima prescrita às margens da rodovia TO-010, no município de Lajeado.

Ministraram a formação técnicos da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas da sede em Palmas, da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APASL), do Parque Estadual do Lajeado (PEL) e da Defesa Civil.

Natural do Pará, Diego Policarpio, de 30 anos, há cerca de dois meses residente na Fazenda, foi um dos alunos participantes e pôde avaliar as diferenças de vegetação e da forma como se relacionava com o fogo em seu Estado.

“Aprendi muito, sobre o que é fogo bom e o fogo ruim. A questão do MIF [Manejo Integrado do Fogo] é muito interessante e nova para mim. Sou do Pará e, lá, nós vemos o fogo para plantar e queimar para poder plantar. Hoje, vi que o fogo no Cerrado é necessário para o renascimento de novas plantas, então eu não sabia, é um novo aprendizado e poderei colocar em prática aqui na fazenda”, relatou.

Prevenção

O aluno Ronaldo Gomes, de 36 anos, falou sobre os conhecimentos da formação com enfoque na prevenção das queimadas e incêndios florestais. “Aprendi sobre o MIF e o que achei mais interessante foi a questão do aceiro negro. Vou aplicar esse conhecimento, passar para o meu irmão também. Por meio desse curso, estou mais consciente sobre o uso do fogo, porque eu não sabia que existia o fogo bom e o fogo mau. Às vezes, eu via fogo em julho e falava Pô, já estão queimando, não sabia que aquilo ali era uma prevenção com um tipo de fogo”, recordou Ronaldo Gomes, de 36 anos.

A supervisora da APASL, a engenheira florestal Camilla Muniz, destaca que esta é a terceira brigada comunitária capacitada pelo Naturatins. Em maio, foram capacitadas as brigadas comunitárias do Assentamento Água Fria, em Tocantínia; e da Comunidade Pedreira, em Lajeado. Formações aconteceram com a articulação da gestão da APASL com as prefeituras municipais, a Defesa Civil e as comunidades.

Edição: Cláudia Peixoto

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Secom Tocantins